E tu?
É a tua vez!
Estás preocupado com as ameaças das alterações climáticas? Estás entusiasmado com a necessidade de reduzir as emissões de carbono?
Um bom ponto de partida é começares a fazer mudanças nas tuas ações de todos os dias para reduzires a tua pegada de carbono.
Todas as ações que tomares são importantes.

Lembra-te destas 3 coisas
Não é demasiado tarde para estabilizar o clima
Para evitar que as alterações climáticas piorem, precisamos de tomar medidas que reduzam significativamente as emissões de gases com efeito de estufa e se adaptem às alterações que ocorrem agora e no futuro para limitar os danos. A ciência é clara: temos que agir urgentemente e juntos. A sociedade como um todo e cada pessoa em particular pode fazer a sua parte.
MELHOR DICA
Deixar um televisor ou um computador em standby utiliza eletricidade, assim como deixar o carregador do telemóvel ligado à corrente durante a noite e, mesmo quando não está ligado ao telemóvel, está a gastar eletricidade! Desligar estes dispositivos pode reduzir os custos anuais de energia de tua casa em 10 %.
Pergunta à cientista


Podes fazer a diferença!
Lê sobre o que preocupa os jovens sobre as alterações climáticas e como começaram a agir.
Paolo, 16 anos, italiano

Erik, 11 anos, dinamarquês/espanhol

Maja, 13 anos, eslovaca/eslovena

Raphael, 11 anos, alemão

Carolina, 15 anos, portuguesa

Vappu, 16 anos, finlandês

Jonathan, 13 anos, austríaco

Todas as ações que tomares são importantes
Todas as ações que tomares são importantes
Uma maneira de nos diferenciarmos é fazer escolhas inteligentes quando vamos fazer compras. Compra menos: compra melhor, gasta menos; por exemplo, compra um bom par de sapatos em vez de três baratos.
Compra localmente: a compra de frutas e legumes locais da época, em vez dos que são cultivados longe, poupa a energia usada no transporte. (Mas lembra-te, o local nem sempre é o melhor em termos de carbono, por exemplo, se forem culturas aquecidas em estufa ou com fertilizantes derivados de combustíveis fósseis).
Sê exigente quanto à embalagem: as embalagens plásticas aumentam a carga de resíduos e não são facilmente recicladas. Compra produtos em embalagens recicláveis ou compostáveis e leva um saco reutilizável quando fores às compras.

MELHOR DICA
A redução do termostato em 1 °C reduz a conta de energia elétrica da tua família em 10 % e a seleção de uma temperatura mais baixa à noite e quando não estiveres em casa reduzirá ainda mais a tua conta.
A reutilização, reparação e reciclagem de resíduos poupam recursos naturais escassos, energia e emissões de CO2.
O mundo une-se para combater as alterações climáticas
Alguns países, incluindo a todos os Estados-Membros da União Europeia, adotaram objetivos juridicamente vinculativos para limitar as suas emissões de gases com efeito de estufa até 2020, no âmbito de um acordo chamado Protocolo de Quioto.
No entanto, mesmo com as promessas dos outros países de tomarem medidas voluntárias, tal não iria ser suficiente para evitar o perigo das alterações climáticas.
Assim, tiveram lugar negociações para um novo acordo que exigisse a tomada de medidas por todos os países do mundo e, a 12 de dezembro de 2015, em Paris, França, quase 200 governos chegaram a um consenso para o primeiro acordo juridicamente vinculativo em relação às alterações climáticas.
O histórico Acordo de Paris define um plano de ação para limitar o aquecimento global para menos de 2 °C acima da temperatura da época pré-industrial.
Os governos também chegaram a acordo para tentar limitar o aumento da temperatura global a um máximo de 1,5 °C, uma vez que os cientistas de todo o mundo concordaram que tal reduziria significativamente os riscos e o impacto das alterações climáticas.
O outro ponto fulcral do Acordo é reforçar a capacidade de os países, especialmente os menos desenvolvidos, lidarem com os impactos que de facto ocorrem.
Mesmo assim, os cidadãos e as empresas também têm um papel importante a desempenhar. Em todo o mundo, as cidades e as vilas, as empresas, os investidores e os indivíduos já estão a tomar medidas para ajudar a manter o clima seguro e previsível.
MELHOR DICA
Fechar a torneira enquanto lavas os dentes – isso permite poupar vários litros de água. Além disso, sabias que tomar um duche em vez de um banho utiliza até menos quatro vezes de energia e muito menos água?
Jovens europeus mostram o caminho
Porque não transformar o desafio das alterações climáticas num concurso divertido na escola? Pede aos teus professores para organizar um campeonato em que a turma ou o grupo mais amigo do clima ganha um prémio.
Eis algumas ideias: plantar um jardim na escola, almoços sem lixo, uma campanha de ir de bicicleta para a escola, um intercâmbio de livros.
Sabias que podes recriar o efeito de estufa com apenas um jarro de vidro e dois termómetros?

Faz ouvir a tua voz!
Por que não participas? Podes ter uma ideia que pode mudar o futuro!
Prepara os teus argumentos e junta-te ao debate sobre as alterações climáticas na tua escola e em casa. E se estás realmente entusiasmado, porque não começar a defender a ação climática?
- Fala sobre os problemas com os teus amigos e família e envolve-os. Serás capaz de lhes explicar os assuntos de uma forma que realmente tem impacto – e ao mostrar-lhes como te preocupas poderás fazer com que também se preocupem mais.
- Encoraja a tua família a fazer mudanças em casa e nas suas vidas diárias.
- Convence os teus pais a ler os rótulos quando comprarem um frigorífico ou um aparelho de ar condicionado, e a escolher os que poupam energia e não prejudicam a camada de ozono.
- Descobre quais ações climáticas são realizadas na tua escola.
- Escreve a autarcas, políticos e empresários para pedir que tomem medidas.
- Consulta os nossos materiais para jovens em: ec.europa.eu/clima/citizens/youth/
- Para mais dicas amigas do clima visita: ec.europa.eu/clima/citizens/tips/
- Assiste aos nossos vídeos mais recentes em: youtube.com/EUClimateAction